271

Happy Schools em Portugal: como promover a felicidade das escolas turma ACD 23.24.18

Apresentação

As escolas são organizações vivas e dinâmicas, pelo que a felicidade e o bem-estar de quem as habita é foco de atenção. De acordo com os alunos, estes aprendem melhor quando se sentem felizes; professores felizes produzem mais e faltam menos; há relação entre felicidade, bem-estar e desempenho escolar. Inversamente, as más relações que se estabelecem na comunidade escolar são um obstáculo à felicidade, assim como a pressão dos testes/exames. O objetivo da formação é capacitar os formandos de conhecimentos sobre o conceito de Happy School e das vantagens que as suas características trazem às escolas, pela manutenção ou mesmo alavancar de boas práticas identificadas nas organizações educativas que optam por incluir este princípio no seu modo de atuação e no seu dia-a-dia. A orientação das escolas pelo modelo português das escolas felizes pode contribuir para a melhoria do ambiente nas escolas, para o aumento do respeito pela diversidade e diferença que povoa as escolas, pela diminuição do bullying nos espaços escolares, por uma tomada de consciência de todos das melhorias a fazer ao ambiente escolar.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Familiarizar os formandos sobre o conceito de Happy School; - Capacitar os formandos de ferramentas promotoras de uma Happy School; - Diagnosticar o nível de felicidade (próprio e da escola onde leciona); - Produzir e discutir um plano de ação para a disseminação do conceito de Happy School em Portugal.

Conteúdos

1 – Contextualização do conceito de Happy Schools: origem e ajustamentos à realidade portuguesa (15 min) 2 – Caracterização de uma escola feliz (30 min) 3 – Exploração de ferramentas de trabalho promotoras de uma escola feliz (1h) 4 – Aplicação de instrumentos capazes de medir a felicidade (dos professores e das escolas) (15 min) 5 – Criação, em grupo, de um plano de ação para uma das características de uma escola feliz (45 min) 6 – Apresentação dos planos e partilha de ideias sobre a temática (15 min).

Metodologias

A formação orienta-se pelo regime presencial, valorizando-se a comunicação síncrona. Desenvolver-se-á uma aprendizagem com base na exposição e discussão do conceito Happy Schools em Portugal e na exploração, por parte dos formandos, de ferramentas disponíveis e que melhor se adequam ao(s) seu(s) grau(s) de ensino.

Modelo

Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD.

Bibliografia

•Gramaxo, P. (2023). Liderança e felicidade organizacional na classe docente. In Dutschke, G. & Dias, Á. (Eds.), Felicidade organizacional – Organizações felizes são mais sustentáveis (pp. 283-310). Editora RH •Autora do artigo de opinião no Observador “O que é uma Happy School” – Mar/2023 Gramaxo, P., Seabra, F., Dutschke, G. & Abelha, M. (2023). Happy Schools Portugal. Part III of UNESCO’s Happy Schools webinar series - Happy to teach: Strengthening supportive school communities, 4 Out/2023, online, participação como key speaker guest

Formador

Patricia Leonor Mendes Gramaxo

Início: 08-04-2024
Fim: 08-04-2024
Acreditação: ACD.23.24.18
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Básica e Secundária do Restelo